A poesia na sala de aula

A poesia é a fala do coração. Use-a para aproximar-se do seu aluno e ajudá-lo a desenvolver o gosto e o prazer pela leitura.
A conquista nasce de um carinho, de um toque, de uma palavra certa na hora certa.
Não desperdice oportunidades. Se for preciso, crie, invente... Deixe a imaginação voar livremente.


"Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor ". Madre Teresa de Calcutá.

“Educar é como dirigir em uma estrada cheia de curvas, exige atenção redobrada, pois, à medida que avançamos, um pouco mais nos é revelado". Silvia Trevisani

"Toda mudança começa primeiro em nós".

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O uso do "X" e do "CH" no conto: Xandy e Charlize


Xandy e Charlize andavam juntos. O caminho era longo, mas eles não se importavam. Tinham muito que conversar e além do mais, possuíam algo em comum: Nomes diferentes. Isso já tinha dado o que falar na escola, até que o professor Xavier percebeu que aquilo poderia se transformar em bullying que é um assunto muito chato, tratou logo de encaixar em sua disciplina um estudo do meio em um chalé que ficava em uma chácara que não era muito próxima à escola, mas que dava para ir a pé.
Quando chegaram, Xandy, logo percebeu que havia uma enxada e perguntou para o caseiro que usava uma camisa xadrez:
- Podemos usá-la para plantar algumas mudas de ameixas que trouxemos dentro dessa caixa?
O homem baixo e que tinha uma mecha de cabelo branco, ficou meio cabisbaixo, mas logo tratou de ajudar no plantio e aproveitar para mexer a terra.
- Escolha um lugar mais alto, aqui neste trecho, quando chove, a enxurrada é muito forte, pode levar as mudas de ameixas água abaixo.
Todos concordaram e subiram para plantar as mudinhas, bem próximo a uma nascente d’ água.
Charlize sentiu frio e voltava a fim de pegar o xale para cobrir os ombros, quando o professor pediu para ela pegar a caixa de agasalhos que estava embaixo da mesa dentro do chalé e que distribuísse aos amigos. Primeiro ela mexeu na caixa e pegou o seu xale.
Quando voltavam, começou uma discussão entre a turma, um deles já se preparava para dar uma chave de ombro no outro quando o professor interviu: - Ou vocês entram no eixo ou vou achar que vocês são frouxos e não se respeitam. – Temos muito que fazer: Ainda temos o campeonato de xadrez, a preparação do chá da tarde, pregar algumas tachas na parede para fixar os trabalhos. Todas as atividades deverão ser feitas com muita paixão. - Não há taxa que pague um momento de reflexão, mesmo que seja com cheque pré-fixado.
O professor aproveitou o momento de interação e pediu para que cada participante falasse da origem e da história de seus nomes. Alguns sabiam outros não, mas foi uma atividade interessante.
Charlize disse que seu nome foi escolhido por seu pai que gostava muito da atriz Sul-Africana Charlize Theron, por sua atuação no filme "Contrato de risco".
Xandy disse que seu nome era uma homenagem ao pensador Xandy Britto, dono da frase: “A esperança nada mais é do que puxar o coração do mundo com a corda da luz”. E completou:
- Eu nasci dessa esperança!

Silvia Trevisani - professora e escritora de Campinas.

4 comentários:

Anônimo disse...

ESPERANÇA...este é o DO mais precioso que sempre brilha em nosso coração...DIFICIL EXPLICAR,MAS FACIL ENTENDER...bJS SILVIA E PARABENS TEU BLOG É MARAVILHOSO, CONHEÇA O MEU WWW.CRISTALINA007.ZIP.NET bJS NO SEU CORAÇÃO.BEIJINHA.

Eneida Tagliolatto disse...

Não é atoa que eu sinto tanta admiração por você. Você é genial. Falta-me palavras para te descrever.
O Problema do X e do CH você descreveu perfeitamente.
Beijos minha querida.
Eneida Tagliolatto

Anônimo disse...

Sílvia, a cada dia mais você nos surpreende, nos presenteia com páginas maravilhosas! Você achou seu rumo, pode perseverar, que tenho certeza chegará ao cume onde está o que tanto busca. Abraços.Bié.

Robert Sheldon disse...

22/11/2011 12:13 - Robert Sheldon
Olá Silvia! Seu Texto:Conto - Xandy e Chalise - X ou CH?. Um Conto que conduz os leitores a uma grande reflexão - olhar em diversos prismas do relato. Você faz um movimento muito bom, nos detalhes descritivos de todo local, das pessoas, dos detalhes bem trabalhados, ferramentas, roupas, tempo, enfim, nos faz viajar nos detalhes, prendendo a todos na essência da história. Foi a minha visão, pois em momentos, paramos e viajamos nos pensamentos dos detalhes, para a compreensão do conteudo vesado. Muito bom, Adorei, Parabéns! Obrigado pela visita e comentário. Um grande abraço,querida Mestra. Robert.