A poesia na sala de aula

A poesia é a fala do coração. Use-a para aproximar-se do seu aluno e ajudá-lo a desenvolver o gosto e o prazer pela leitura.
A conquista nasce de um carinho, de um toque, de uma palavra certa na hora certa.
Não desperdice oportunidades. Se for preciso, crie, invente... Deixe a imaginação voar livremente.


"Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor ". Madre Teresa de Calcutá.

“Educar é como dirigir em uma estrada cheia de curvas, exige atenção redobrada, pois, à medida que avançamos, um pouco mais nos é revelado". Silvia Trevisani

"Toda mudança começa primeiro em nós".

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O ALUNO, A POESIA E O MEIO AMBIENTE

Meio ambiente / água
                                                         

Planeta água

“Água que brota do solo,
Que chora! Implora inocente!
Quer saciar nossa sede!
Ainda tem pena da gente!
Nasce pura com suave textura…
Dos rios, dos lagos, dos mares…
Faz redemoinhos e segue solta!
Encrespa os mares e serve os lares.
Surge e segue além das fronteiras…
Se doa aos filhos dos filhos…
e serve os filhos da gente.
canta com as cachoeiras e encanta!
Água que cobre a superfície da terra,
desce cantarolando pela serra,
Com seus recursos abundantes,
Atiçando a mente dos estudantes.
Planeta que resiste às explosões,
e brota de um único fio de esperança,
que luta pela criança…
Sobrevive de emoções.
Água doce, salgada e sagrada!
Escolhida, bendita e bem acolhida.
Lava a nossa vida e a nossa alma.
Que seja sempre planeta água!
Que assim seja! Nosso Planeta!”

TREVISANI, Silvia. Se as estrelas falassem..., 2007 - p.16.

O texto a seguir deverá ser lido e refletido pelo aluno, podendo ser realizada em grupo.
Na semana em que a Organização Mundial de Saúde, as redes ambientais e as comunidades das águas comemoram o Dia Mundial da Água (22 de março), temos as piores manchetes relacionadas ao precioso líquido.
Um desastre ecológico acontece nas águas das costas brasileiras, com o afundamento da maior plataforma de petróleo do mundo, a P-36, com a lamentável morte de dez trabalhadores, os jornais noticiam o primeiro caso de morte por dengue hemorrágica, a Rede CTA-UJGOAIS noticia que "barco com 8 mil toneladas de ácido sulfúrico afunda na costa espanhola", o Ministro da Saúde defende no nordeste a ampliação do saneamento básico que, sua falta, causa altos índices de mortalidade infantil, o risco de corte de energia elétrica no sudeste e o racionamento de água em São Paulo são quase certos.
Sugere-se que o aluno faça uma pesquisa: O que podemos fazer para preservar nossos recursos hídricos? 
Depois, uma analogia entre a pesquisa e a poesia apresentada.

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