A poesia na sala de aula

A poesia é a fala do coração. Use-a para aproximar-se do seu aluno e ajudá-lo a desenvolver o gosto e o prazer pela leitura.
A conquista nasce de um carinho, de um toque, de uma palavra certa na hora certa.
Não desperdice oportunidades. Se for preciso, crie, invente... Deixe a imaginação voar livremente.


"Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor ". Madre Teresa de Calcutá.

“Educar é como dirigir em uma estrada cheia de curvas, exige atenção redobrada, pois, à medida que avançamos, um pouco mais nos é revelado". Silvia Trevisani

"Toda mudança começa primeiro em nós".

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

ESPERANÇA DE MARIAS

Querido e esperado Ano Novo. Faço parte das muitas Marias esperanças deste imenso mundo que tens pela frente e saúdo-te: – Sejas bem-vindo!
Terás muito trabalho e espero que estejas preparado.
Temos um solo fértil onde tudo que se planta se colhe, mas precisas saber que ele não está tão fértil. O homem tem destruído as riquezas naturais com as queimadas, o uso exagerado de agrotóxicos e outras atrocidades. Sem contar a roda do aquecimento global, que durante o seu mandato, entenderás melhor.
Verás um céu azul, mas não tão azul, pois todos os dias são lançados no ar gases e fumaças poluentes que escondem boa parte do céu. Ainda conseguimos ver o arco-íris e o gigantesco sol, este está se tornando cada vez mais gigantesco, por causa do aquecimento global.
Encontrarás muita água doce, mas não muito doce, porque todos os dias são jogados toneladas de lixos e materiais poluentes nos rios e seus afluentes. Não imaginas a quantidade de peixes que morrem, daria para alimentar muita gente que também morre de fome neste mundo.
Terás uma floresta de árvores nativas e de animais de espécies variadas, mas sentirás a falta de muitas delas, pois, as motoserras são usadas para decepar-lhes a vida, e muitos animais já estão em extinção, sabes por quê?
- Porque os homens querem domesticá-los e quando isso se torna impossível, matam por mero prazer, acentuando-se quem são os verdadeiros animais irracionais. Não sei se estás conseguindo me entender, mas em pouco tempo entenderás.
Verás muitas crianças. Infelizmente muitas delas foram abortadas e jogadas no lixo, outras lutaram contra o aborto e conseguiram nascer, mas foram jogadas vivas em rios, sarjetas, esgotos ou num canto qualquer e outras morreram nas ruas causticantes das cidades grandes.
Encontrarás muitos homens, mas nem todos, porque eles matam uns aos outros, temos até homem-bomba que se submete a morrer para matar centenas de pessoas. Ah! Que tristeza!
Encontrarás saúde, mas ainda assim, morrem todos os dias homens, mulheres e crianças, vítimas do descaso social.
Ainda temos a Esperança. Embora, a cada ano, ela morra um pouco dentro de cada um de nós.

A única certeza que temos é a presença de Deus, este sim, não mudou e continua acreditando em nós e acreditará em ti.
Não te contei tudo isso para que fiques desanimado e sim para nos encorajar e nos ajudar a preservar o que temos e criar um mundo melhor.

Que consigas com a tua força, realizar todos os nossos sonhos.

Silvia Trevisani - escritora e professora de Campinas SP. 
Publicado no Jornal Correio Popular de Campinas em 01/01/2012

Um comentário:

Rita Inforçatti disse...

Oi Amiga, muito lindo, como sempre!!!
Um ano cheio de saúde,paz,harmonia e muita luz.
bjs


Rita