A poesia na sala de aula

A poesia é a fala do coração. Use-a para aproximar-se do seu aluno e ajudá-lo a desenvolver o gosto e o prazer pela leitura.
A conquista nasce de um carinho, de um toque, de uma palavra certa na hora certa.
Não desperdice oportunidades. Se for preciso, crie, invente... Deixe a imaginação voar livremente.


"Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor ". Madre Teresa de Calcutá.

“Educar é como dirigir em uma estrada cheia de curvas, exige atenção redobrada, pois, à medida que avançamos, um pouco mais nos é revelado". Silvia Trevisani

"Toda mudança começa primeiro em nós".

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

VOZ DO RIBEIRINHO

 
Moro perto do ribeiro,
sempre pesquei por lá.
Que pena, o rio inteiro,
poluído hoje está.

Vivo da pescaria,
fui criado pela natureza,
por nada eu trocaria,
este recanto de beleza.

Mas confesso, meu amigo!
Que dá vontade chorar,
ando muito entristecido,
não tem mais peixe por lá.

As águas estão secando,
nem dá para mergulhar,
a poluição está acabando,
com a beleza do meu lugar.

Você que mora na cidade,
eu não vou te atormentar,
tirar a tua felicidade,
roubar o teu habitar.

Deixa viver meu ribeiro,
para eu poder pescar.
Você tem o mundo inteiro,
Não precisa vir pra cá.

Aqui tem a garantia,
de um futuro melhor,
Quando passar a rebeldia,
você também dará valor.

Aqui tem cascatas,
Bem-te-vi e Beija-flor,
uma imensidão de matas,
para aliviar o calor.

Pense bem no que te digo:
Eu não vou desafiar,
mas se quer ser meu amigo,
lute junto comigo,
para salvar este lugar!

de  Silvia Trevisani

Nenhum comentário: