A poesia na sala de aula

A poesia é a fala do coração. Use-a para aproximar-se do seu aluno e ajudá-lo a desenvolver o gosto e o prazer pela leitura.
A conquista nasce de um carinho, de um toque, de uma palavra certa na hora certa.
Não desperdice oportunidades. Se for preciso, crie, invente... Deixe a imaginação voar livremente.


"Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor ". Madre Teresa de Calcutá.

“Educar é como dirigir em uma estrada cheia de curvas, exige atenção redobrada, pois, à medida que avançamos, um pouco mais nos é revelado". Silvia Trevisani

"Toda mudança começa primeiro em nós".

domingo, 30 de outubro de 2011

FALAR E ESCREVER BEM

                                                           


Escrever e falar bem não são tarefas fáceis. No entanto, qualquer indivíduo pode escrever corretamente e expressar suas ideias com clareza por meio da fala. Essa prática depende de uma série de competências que são adquiridas individualmente. Vale lembrar que a habilidade de combinar palavras, aliada à capacidade de inventar ou narrar histórias é muito pessoal.
O estudo gramatical é indispensável para a produção de um "bom" texto. Assim, para se escrever "bem", deve-se saber utilizar corretamente os sinais de pontuação, a ortografia, a acentuação, o uso da crase, fazer as concordâncias e regências verbais e nominais, além de se fazer uso dos dois elementos mais importantes: coesão e coerência. Sem estes dois elementos, o texto perde a intenção de comunicação, ou seja, de intercomunicação.
Esse conhecimento não se trata de transformar todos os usuários em exímios escritores e oradores. Trata-se de algo bem mais simples que é escrever e falar de forma adequada, clara, fazendo o receptor entender o que se quis dizer. É simples, mas não é o que vemos e ouvimos. Tanto que causa estranhamento aos olhos e ouvidos um texto relativamente bem escrito ou um discurso mais elaborado.
Nenhum ser humano nasce lendo ou escrevendo, é indispensável ser treinado. Após essa aquisição, necessita o aprimoramento contínuo por meio do ato de ler e escrever. Embora pareça fácil, a maioria das pessoas não fazem isso, ou não o fazem com proveito. Afinal, não bastar ler, é preciso ler "bem". Ler para aprender e internalizar é antes de tudo analisar o texto, observar as construções, o modo como o autor descreve a história e os vocábulos utilizados.
Para BECHARA (2001), o enunciado não se constrói com um amontoado de palavras e orações. Elas se organizam segundo princípios gerais de dependência e independência sintática e semântica, recobertos por unidades melódicas e rítmicas que sedimentam estes princípios. Dessa forma, entende-se que não basta escrever diversas frases e se ter um texto, mas é preciso que estas frases sejam coesas e coerentes.
A sociedade exige do profissional, seja ele engenheiro, advogado, jornalista, dentista, analista, contador ou professor, a capacidade de passar para o papel todos os seus estudos, divulgando assim o seu trabalho. Para isso, é preciso alguns conhecimentos específicos da elaboração da redação e, o principal, exige de qualquer um muita leitura. Escrever significa comunicar-se e, todos sabem que, nas empresas e instituições a comunicação se faz, muito mais, por meio da modalidade escrita do que oral.
É importante salientar que a causa do problema de não se fazer uma boa redação não está diretamente ligada ao curso superior, e sim ao ensino fundamental e médio. Contudo, este problema é levado até além da faculdade. A disciplina de língua portuguesa não é encontrada em todos os cursos de graduação, portanto, não tem como sanar este "mal da escrita". Ao final do curso, o que se tem é um profissional incapaz de escrever bem o que aprendeu. Inabilitado de dissertar com segurança gramatical e estrutural a respeito de um tema apresentado.
Numa seleção ou entrevista de emprego, por exemplo, quem terá melhor resultado? Aquele candidato que redigiu o currículo dele com cuidado ou aquele que não teve habilidade para tal? Aquele que sabe se expressar diante do entrevistador ou aquele que vacila na construção da fala?
No cotidiano, notamos a importância de falar e escrever bem, pois, conquista-se o respeito das pessoas, os lugares de destaque na sociedade, a liderança de um grupo, a promoção na empresa. E quanto maior o domínio da escrita e da fala, maior e melhor o nível de conhecimento. O importante é tomar a iniciativa e dar o primeiro passo.

de Silvia Trevisani – Licenciada em Letras e escritora / Campinas SP.

Um comentário:

Profª Margarete Ligeiro disse...

Silvia, não resisti à beleza do seu texto e estou compartilhando...


Profa. Margarete