A poesia na sala de aula

A poesia é a fala do coração. Use-a para aproximar-se do seu aluno e ajudá-lo a desenvolver o gosto e o prazer pela leitura.
A conquista nasce de um carinho, de um toque, de uma palavra certa na hora certa.
Não desperdice oportunidades. Se for preciso, crie, invente... Deixe a imaginação voar livremente.


"Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor ". Madre Teresa de Calcutá.

“Educar é como dirigir em uma estrada cheia de curvas, exige atenção redobrada, pois, à medida que avançamos, um pouco mais nos é revelado". Silvia Trevisani

"Toda mudança começa primeiro em nós".

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

METODOLOGIAS E GESTÃO PARA EaD


 DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência da criação de um blog, bem como, a interação com outros blogs educacionais relacionados às três disciplinas cursadas no segundo módulo do curso de Pós-graduação no curso de Metodologias e Gestão para Educação a Distância, da Universidade Anhanguera-Uniderp – Centro de Educação a Distância, a saber: Educação a Distância no Brasil e no Mundo, Fundamentos, Políticas e Legislação em Educação a Distância, Referências de Qualidade na educação superior a distância.
Introdução:
Conhecemos por educação à distância a metodologia de ensino utilizada para que conhecimento, atitudes e comportamentos sejam desenvolvidos em grupos de pessoas distantes que se comunicam apenas pela mídia, ou seja, por meios de comunicação de massa. Há tempos, que em todo o mundo, que o correio, o rádio, a televisão e o vídeo, são utilizados como ferramenta no ensino aprendizagem, tanto no processo de educação formal, não formal e formal. Essas novas possibilidades têm mostrado sua capacidade para levar conhecimento a pessoas sem acesso a ele, quer por estarem distantes dos centros educativos, quer por não disporem de tempo e de recurso para se deslocarem.
Conforme mencionado no trabalho anterior, devido ao aumento significativo do setor educacional, cresce também a necessidade por profissionais cada vez mais qualificados, por este motivo, a cada dia, cresce o número de alunos na Educação Superior. Neste contexto, a Educação a Distância (EaD), encontra-se também em expansão, uma vez que se distingue como uma revés educativa que favorece o acréscimo de oportunidades à formação superior com qualidade e de forma flexível.

1ª. Etapa:
Após estudar o material de leitura fundamental das três disciplinas que foram abordadas: Educação a Distância no Brasil e no Mundo, Fundamentos, Políticas e Legislação em Educação a Distância, Referências de Qualidade na educação superior a distância, foi possível entender a importância e o foco do curso EaD que é permitir que o aluno desenvolva competência, autonomia e habilidades essenciais para sua atuação no mundo do trabalho, pois são usados ferramentas essenciais e de forma integrada, nos diferentes níveis de ensino, favorecendo a construção de currículo mais ativo, expressivo e contextualizado.

2ª. Etapa:

Foram escolhidos para a elaboração deste trabalho de pós-graduação em Metodologia para Gestão em EaD, dois blogs para acompanhamento, em que foi possível, ler  e interagir com os diversos posts sobre a Educação à Distância e também uma reflexão sobre os diferentes conceitos e ideias, colaborando para uma melhor compreensão e apreensão dos conteúdos propostos.

3ª Etapa:
O trabalho possibilitou utilizar o fórum do curso para discutir com os colegas e tirar dúvidas com os tutores, bem como o encontro de ideias em blogs visitados,  em que alunas do mesmo curso, mas em localidades diferentes se encontram:

4ª Etapa:
O trabalho sugeriu a criação de um blog para postagem do trabalho, que se realiza por meio desta postagem

Conclusão:
Concluiu-se que o Ensino de Educação a Distância, ao contrário do que se cogita, tem elementos fundamentais do processo de ensino aprendizagem, a principal delas que é a interação, seja ela, síncrona ou assíncrona, proporcionando o diálogo com diferentes textos, blogs, sites e outros formadores de opinião como alunos, professores e articulistas. Nesse sentido, a comunicação educacional a distância deixa de ser uma mão única, que vai do educador ao aprendiz, com uso limitado das mídias analógicas e em razão da baixa interatividade. O EaD não impede a troca e o diálogo.
Percebeu-se também um grande acesso de visitantes interessados nesta nova tendência educacional que está ganhando lugar de destaque entre os estudantes, seja pela aceitação e a diversidade de ofertas de cursos, bem como pela formação de bons profissionais para o mercado de trabalho.


Referências Bibliográficas:
http://educacaoadistanciainfoedu.zip.net/ acesso 14/08 e 11/09/2012.





Nenhum comentário: