DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo apresentar a
experiência da criação de um blog, bem como, a interação com outros blogs
educacionais relacionados às três disciplinas cursadas no segundo módulo do
curso de Pós-graduação no curso de Metodologias e Gestão para Educação a
Distância, da Universidade Anhanguera-Uniderp – Centro de Educação a Distância,
a saber: Educação a Distância no Brasil e no Mundo, Fundamentos, Políticas e
Legislação em Educação a Distância, Referências de Qualidade na educação
superior a distância.
Introdução:
Conhecemos por educação à distância a metodologia
de ensino utilizada para que conhecimento, atitudes e comportamentos sejam
desenvolvidos em grupos de pessoas distantes que se comunicam apenas pela
mídia, ou seja, por meios de comunicação de massa. Há tempos, que em todo o
mundo, que o correio, o rádio, a televisão e o vídeo, são utilizados como
ferramenta no ensino aprendizagem, tanto no processo de educação formal, não
formal e formal. Essas novas possibilidades têm mostrado sua capacidade para
levar conhecimento a pessoas sem acesso a ele, quer por estarem distantes dos
centros educativos, quer por não disporem de tempo e de recurso para se
deslocarem.
Conforme mencionado no trabalho anterior, devido ao
aumento significativo do setor educacional, cresce também a necessidade por
profissionais cada vez mais qualificados, por este motivo, a cada dia, cresce o
número de alunos na Educação Superior. Neste contexto, a Educação a Distância
(EaD), encontra-se também em expansão, uma vez que se distingue como uma revés
educativa que favorece o acréscimo de oportunidades à formação superior com
qualidade e de forma flexível.
1ª. Etapa:
Após estudar o material de leitura fundamental das
três disciplinas que foram abordadas: Educação a Distância no Brasil e no
Mundo, Fundamentos, Políticas e Legislação em Educação a Distância, Referências
de Qualidade na educação superior a distância, foi possível entender a
importância e o foco do curso EaD que é permitir que o aluno desenvolva
competência, autonomia e habilidades essenciais para sua atuação no mundo do
trabalho, pois são usados ferramentas essenciais e de forma integrada, nos
diferentes níveis de ensino, favorecendo a construção de currículo mais ativo,
expressivo e contextualizado.
2ª. Etapa:
Foram escolhidos para a elaboração deste trabalho
de pós-graduação em Metodologia para Gestão em EaD, dois blogs para
acompanhamento, em que foi possível, ler e interagir com os diversos posts sobre a
Educação à Distância e também uma reflexão sobre os diferentes conceitos e
ideias, colaborando para uma melhor compreensão e apreensão dos conteúdos
propostos.
3ª Etapa:
O trabalho possibilitou utilizar o fórum do curso
para discutir com os colegas e tirar dúvidas com os tutores, bem como o
encontro de ideias em blogs visitados, em que
alunas do mesmo curso, mas em localidades diferentes se encontram:
4ª Etapa:
O trabalho sugeriu a criação de um blog para
postagem do trabalho, que se realiza por meio desta postagem
Conclusão:
Concluiu-se
que o Ensino de Educação a Distância, ao contrário do que se cogita, tem
elementos fundamentais do processo de ensino aprendizagem, a principal delas
que é a interação, seja ela, síncrona ou assíncrona, proporcionando o diálogo
com diferentes textos, blogs, sites e outros formadores de opinião como alunos,
professores e articulistas. Nesse sentido, a comunicação educacional a
distância deixa de ser uma mão única, que vai do educador ao aprendiz, com uso
limitado das mídias analógicas e em razão da baixa interatividade. O EaD não
impede a troca e o diálogo.
Percebeu-se
também um grande acesso de visitantes interessados nesta nova tendência
educacional que está ganhando lugar de destaque entre os estudantes, seja pela
aceitação e a diversidade de ofertas de cursos, bem como pela formação de bons
profissionais para o mercado de trabalho.
Referências Bibliográficas:
http://educacaoadistanciainfoedu.zip.net/
acesso 14/08 e 11/09/2012.
http://www.eadaqui.com.br/blog/opiniao/qualidade-na-ead
- acesso em 14/08/2012
http://www.eadaqui.com.br/blog/pedagogia/a-ferramenta-forum-como-instrumento-pedagogico-de-aprendizagem
– acesso 11/09/2012
http://escritorasilviatrevisani.blogspot.com.br/2012/08/ead-vantagens-da-educacao-distancia-27.html
– acesso em 12/09/2012
http://escritorasilviatrevisani.blogspot.com.br/2012/09/metodologias-e-gestao-para-educacao.html
– acesso em 11/09/2012
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3876218
– acesso em 12/09/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário